Web

Google Drive para empresas: como funciona?

Donos de negócios estão tendo que procurar soluções virtuais para poderem continuar funcionando durante essa pandemia. Confira aqui como funciona o Google Drive para empresas, uma das melhores opções para armazenamento e compartilhamento na nuvem.

Siga lendo para saber tudo sobre ele e como utilizá-lo!

1. O que é o Google Drive?

Google Drive é um dos melhores serviços de armazenamento na nuvem disponíveis. Ele é desenvolvido pelo Google e foi lançado em 2012. Permite que os usuários armazenem arquivos nos servidores do Google, sincronizem todos os arquivos nos dispositivos e compartilhem tudo que armazenaram.

Além de ter um site que pode ser usado em qualquer um dos melhores navegadores de internet, o Google Drive conta com várias ferramentas offline, para Windows, macOS, Android e iPhone, que permitem que você sempre esteja usando ele.

Atualmente, ele está dentro de um pacote office do Google, o G Suite, que conta também com o Google Docs, o Google Planilhas e o Google Apresentações, além de várias outras ferramentas como o Gmail. Juntos, permitem que grupos de pessoas editem colaborativamente quaisquer arquivos!

Ele funciona de maneira completa com o Microsoft Office e traz diversos benefícios para quem assinar o pacote. Atualmente, conta com mais de 800 milhões de usuários ativos e mais de dois trilhões de arquivos armazenados.

2. Como funciona o Google Drive para empresas?

O Google Drive oferece dois diferentes planos para empresas: o Business e o Enterprise. O primeiro é mais focado para empresas de pequeno e médio porte, mas pode não ser suficiente para empresas grandes. Já o Enterprise é particularmente focado em empresas grandes.

Nesse tópico, iremos falar sobre as duas  versões, para que você possa escolher a melhor solução de armazenamento na nuvem para a sua empresa ou negócio.

Similaridades

Aqui, iremos abordar o que a Enterprise e a Business tem em comum, de maneira a simplificar a comparação.

  • Armazenamento: Ambas as versões oferecem armazenamento ilimitado para que você nunca mais tenha que se preocupar com armazenamento. Contudo, isso só se dá se você tiver mais de 5 usuários no plano. Se for menos usuários, será 1 TB cada. Os arquivos não podem ter mais de 5 TB individualmente;

  • Pesquisa Avançada: As buscas utilizam de processamento de linguagens natural, de maneira com que possa buscar “Me mostra apresentações de Sophia” para receber os resultados certos;
  • Funciona sem Internet: Pode visualizar, editar e criar conteúdos no Gmail, no Google Agenda e no Google Docs mesmo sem internet que serão sincronizados com o Google Drive para empresas depois;
  • Compatível com o Microsoft Office: Visualize e transforme arquivos do pacote Microsoft Office em arquivos do G Suite diretamente por seu navegador ou dispositivo móvel;
  • Painel de administração centralizado: Os administradores podem criar novos usuários, gerenciar serviços e muito mais em um só lugar;
  • Cofre da Google: Todos os emails e informações da organização estarão armazenados aqui;
  • Sem propagandas: Os seus dados não são coletados, escaneados ou usados para propósitos de propagandas, além de que a plataforma não vai mostrar nenhuma propaganda;

  • Gerenciamento móvel: Os administradores podem gerenciar conteúdos empresariais tanto em dispositivos de funcionários quando nos da empresa. Além disso, dispositivos seguros podem remotamente deletar informações de outros dispositivos;
  • Ferramentas de migração: Traga os emails, contatos e calendários já existentes para o G Suite, podendo também permitir que os membros migrem seus próprios dados;
  • Suporte constante: Tenha suporte 24 horas durante os 7 dias da semana, feito por pessoas reais sem pagar nada além da assinatura;
  • Regiões de dados: Limite a localização geográfica dos dados de seu G Suite;
  • Sempre online: Tenha seu Google Drive para Empresas sempre online, até mesmo durante upgrades e manutenções de sistemas, garantido pela alta redundância da infraestrutura do Google;

  • Certificados seguros: Conte sempre com os melhores e mais seguros certificados, além dos maiores padrões de segurança e de privacidade;
  • Controle de apps: Os administradores podem controlar quais apps podem ser adicionados pelos funcionários à G Suite utilizando do OAuth;
  • Centro de alertas: Verifique notificações essenciais, alertas e ações no G Suite;
  • Verificação ponta-a-ponta: Tenha todos os detalhes sobre os usuários que acessarem os dados da organização a partir de um navegador Chrome ou de um Chrome OS;
  • Autenticação multi-fator: Requeira de todos os usuários que verifiquem suas identidades a partir de algo que sabem, como uma senha, além de algo que tem, como uma chave física, um autenticador ou um código enviado para o dispositivo móvel;
  • Login único: Tenha acesso com um clique a milhares de apps a partir das credenciais do Google;
  • Centenas de apps empresariais: Tenha acesso a centenas de apps empresariais muito úteis que tem uma integração com os apps nativos do G Suite, podendo instalá-los com muta facilidade;
  • Criação de novas ferramentas: Utilize das APIs disponíveis para criar soluções e fazer mais com o G Suite.

Diferenças

Agora, iremos abordar as diferenças entre os dois planos para empresa do Google Drive, falando dos benefícios que o Enterprise traz acima do Business.

  • Customização e controles avançados: Com o Google Drive Enterprise para empresas grandes, você tem controles refinados como um centro de segurança, melhor prevenção de perda de dados e mais;
  • Ferramentas premium do Cloud Identity: Tenha ferramentas excelentes para melhorar ainda mais a segurança, o gerenciamento de apps e o de dispositivos;
  • Ferramentas avançadas de prevenção de perda de dados: Aplique regras para detectar com facilidade dados sensíveis no Gmail e no Drive e prevenir compartilhamentos;
  • Centro de segurança: Análise de segurança, ações a serem feitas e recomendações de práticas do Google num painel único e facilmente compreensível;
  • Login único para apps: Realize login com facilidade em quaisquer apps que requeiram um nome de usuário e senha para a autenticação;
  • Análise de logs do Gmail: Tenha acesso aos logs do Gmail no BigQuery para poder realizar análises aprofundadas e sofisticadas.

E aí, gostou do guia sobre o Google Drive para empresas?

Diga nos comentários se já conhecia a plataforma ou se fomos nós que a apresentamos para você, dizendo se pretende a utilizar no futuro para a sua empresa. Não se esqueça de conferir tudo sobre o Google Acadêmico, a plataforma de buscas acadêmicas e sobre o Google Maps!

Share
Tags: web

Recent Posts

  • iPhone

MobileTrans: a solução definitiva para transferir conversas do WhatsApp do Android para iPhone

Transferir conversas do WhatsApp do Android para iPhone pode ser uma tarefa complicada não é… Read More

14 de março de 2025
  • Web

Cibersegurança na gestão de pessoal

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a cibersegurança na gestão de pessoal tornou-se uma… Read More

29 de outubro de 2024
  • Web

Explorando as Variantes do Solitário: Jogos, Habilidades e Curiosidades

Klondike: O Clássico Klondike é a versão mais tradicional e conhecida do Solitário, frequentemente encontrada… Read More

10 de junho de 2024
  • Web

Qual o melhor programa para converter PDF em Word?

O PDF é um formato de arquivo que inclui textos, imagens, hiperlinks e outros elementos… Read More

25 de março de 2024
  • Web

Calendário de marketing E-goi: +350 datas para comunicar (2024)

Se você está em busca de uma maneira de simplificar o seu trabalho e impulsionar… Read More

21 de março de 2024
  • Android

Qual o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac?

Saber qual é o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac é um… Read More

2 de janeiro de 2024